Vacina DTpa-VIP Em BH

Indicação da Vacina dTpa-VIP

– Para crianças a partir de 3 ou 4 anos de idade, adolescentes e adultos, para os reforços de seus esquemas de vacinação.

– Pode substituir as formulações infantis da vacina tríplice bacteriana (DTPa e suas combinações) no reforço de 4 a 5 anos de idade.

– Para adolescentes e adultos, pode substituir a vacina dTpa e é a alternativa para viajantes com destinos às areas de risco para poliomielite.

– Para gestantes, pode substituir a dTpa na indisponibilidade desta vacina ou quando se trata de gestante viajante para área de risco para a poliomielite.

Agende na Maximune a Vacina Hexavalente em BH, que previne essas e outras doenças!

Vacina dTpa VIP: para que serve?

Difteria, tétano, coqueluche e poliomielite.

Vacina dTpa VIP: quantas doses é preciso tomar?

A vacina dTpa VIP pode substituir qualquer dose de dTpa. Seu esquema básico corresponde a 3 doses, uma aplicada aos 2 meses de idade, outra aos 4 e a última aos 6 meses, com intervalo de 60 dias entre as doses (no caso de pacientes com esquema em atraso, o intervalo mínimo é de 30 dias). Aos 15 meses e aos 4 anos de idade são necessárias doses de reforço com a vacina DTP. Em caso de viagens a locais de risco para a poliomielite, a vacina dTpa VIP pode ser aplicada mesmo em pessoas que estejam em dia com a dTpa. Outra opção para se previnir contra difteria, tétano, coqueluche e poliomielite e também da meningite por Haemophilus influenzae tipo b é a Pentavalente, que pode ser agendada na Maximune!

Local de aplicação

VPC13– Intramuscular.

Contraindicações:

Pessoas que apresentaram anafilaxia após uso de componentes da vacina ou dose anterior.

Efeitos e eventos adversos:

Em crianças, ocorrem em mais de 10% dos vacinados: sonolência e reações no local da aplicação (dor, vermelhidão e inchaço). Entre 1% e 10% dos vacinados podem apresentar perda de apetite, irritabilidade, dor de cabeça e febre acima de 37,5ºC. Entre 0,1% a 1%: aumento dos gânglios, sono inquieto, apatia, garganta seca, diarreia, vômito, dor abdominal, náusea e cansaço.

Em adolescentes e adultos, ocorrem em mais de 10% dos vacinados: dor de cabeça, reações no local da aplicação (dor, vermelhidão e inchaço) e cansaço. Entre 1% a 10% dos vacinados: distúrbios gastrintestinais, febre acima de 37,5ºC, hematoma no local da aplicação. Entre 0,1% e 1% dos vacinados ocorrem: aumento dos gânglios, diminuição do apetite, sensação de formigamento, sonolência, tontura, coceira, dor muscular, dor nas articulações, febre acima de 39ºC, calafrios.

Cuidados antes, durante e após a vacinação:

Não são necessários cuidados especiais antes da vacinação.

Em caso de doença aguda com febre alta, a vacinação deve ser adiada até que ocorra a melhora.

Em pessoas com doenças que aumentam o risco de sangramento, a aplicação intramuscular pode ser substituída pela subcutânea.

Compressas frias aliviam a reação no local da aplicação. Em casos mais intensos pode ser usada medicação para dor, sob prescrição médica.

Se ocorrer uma reação local muito intensa (Arthus), é importante observar o intervalo de dez anos após a aplicação da última dose da vacina para se administrar a dose de reforço.

Qualquer sintoma grave e/ou inesperado após a vacinação deve ser notificado ao serviço que a realizou.

Sintomas de eventos adversos persistentes, que se prolongam por mais de 72 horas (dependendo do sintoma), devem ser investigados para verificação de outras causas.

Vacina dTpa na gravidez: porque e quando tomar?

Conhecida como tríplice bacteriana acelular do tipo adulto, a vacina dTpa representa uma proteção tanto para mãe como para os recém nascidos, combatendo três doenças graves que geram risco durante a gravidez. São elas:

Tétano: infecção bacteriana grave possivelmente fatal que afeta os nervos e causa espasmos musculares dolorosos;

Difteria: infecção grave no nariz e garganta, causada por bactérias que atingem faringe, laringe, amígdalas e nariz, dificultando a respiração;

Coqueluche: infecção respiratória transmissível causada por bactéria, especialmente perigosa para bebês. Gera sintomas como tosse seca, coriza, congestão nasal e espirros, além de poder atingir traqueia e brônquios e, quando não tratada, levar à morte.

Para se proteger contra infecções graves durante a gravidez, como o tétano, a difteria e a coqueluche, a dTpa deve ser tomada apenas uma vez, a partir da 20ª semana de gestação.

O reforço da vacina dTpa só é necessário em caso de nova gestação. Já no caso de grávidas que não se vacinaram com a dTpa durante a gestação, a imunização deve ser feita o mais cedo possível durante a fase puerperal, evitando a transmissão das infecções para o bebê.

Em caso de não vacinação adequada contra difteria e tétano na gestante, o Ministério da Saúde recomenda que a mãe receba duas doses da vacina dT (Duplo Adulto) e uma dose da vacina dTpa.

O objetivo é facilitar a transferência de anticorpos contra a coqueluche para o bebê.

Confira também outras importantes Vacinas para Gestantes que estão disponíveis na Maximune!

Reações da Vacina dTpa em gestantes

A vacina dTpa em gestantes é uma vacina intramuscular que não contém bactérias vivas e, por esse motivo, não costuma gerar efeitos colaterais intensos.

No entanto, em alguns casos, a vacina dTpa em gestantes pode causar efeitos leves como: dor de cabeça; mal-estar; inchaço, dor ou vermelhidão no local da aplicação; febre; sonolência nas primeiras horas e irritabilidade.

Onde tomar a Vacina dTpa VIP em BH?

Quando o assunto é vacina dTpa em BH, você e sua família podem contar com uma clínica de vacinação que oferece atendimento seguro e com técnicas de diminuição de dor como a Maximune.

Somos referência em vacinação, triagem neonatal e exames laboratoriais de crianças (até 5 anos) e gestantes em toda a região metropolitana de Belo Horizonte.

Comprometidos com um atendimento humanizado, utilizamos técnicas e aparelhos para diminuir o desconforto e garantir uma experiência tranquila e sem traumas para toda sua família.

Por isso, se você ainda não tomou sua dose da vacina dTpa, não deixe de imunizar você e o seu bebê o quanto antes em um de nossos endereços!

Como agendar a Vacina dTpa VIP em BH na Maximune?

Ao escolher a clínica de vacinação Maximune para tomar a vacina dTpa VIP, você conta com um atendimento empático feito por profissionais cuidadosos e preparados para se adaptar às suas necessidades.

Para agendar nosso serviço de vacina dTpa em BH, basta clicar no botão “Agende Agora”. 

Você será direcionado(a) ao nosso WhatsApp, onde nossa equipe estará preparada para te ajudar a marcar tudo em poucos minutos. 

E se quiser economizar seu tempo ou não puder se deslocar até um de nossos endereços, basta realizar o agendamento da vacina dTpa VIP no atendimento domiciliar Maximune.

Fonte: https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis

Fale com a Maximune