O que é rotavírus: um guia completo sobre sintomas, tratamento, vacina e prevenção da doença

Compartilhe esse post

Você sabe o que é rotavírus e quem ele afeta?

A doença afeta principalmente crianças e é preocupante, pois em casos mais severos, pode levar a formas graves de diarreia e consequente desidratação se não houver os cuidados necessários.

O rotavírus é um dos principais responsáveis pelas doenças diarreicas agudas (DDA), além de ser a principal causa de gastroenterite grave e desidratação.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é responsável pela morte de 200 mil crianças por ano menores de cinco anos de idade.

Por isso, a vacinação pode ser feita já a partir da sexta semana de vida, no entanto, assim como diversas outras vacinas, a do rotavírus também está com cobertura abaixo do esperado.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o índice de cobertura vacinal no estado estava de 23 a 39 pontos abaixo do esperado em 2021.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que a vacina seja administrada a pelo menos 90% da população infantil. Dessa forma adquire-se a imunidade coletiva que protege crianças vacinadas e não vacinadas contra o vírus da doença.

Quer saber mais sobre o que é o rotavírus humano e como proteger o seu filho? Então acompanhe o conteúdo a seguir!

O que é rotavírus?

O rotavírus é um vírus altamente contagioso que causa gastroenterite, ou inflamação do estômago e dos intestinos. 

Os sintomas mais comuns do rotavírus incluem diarréia, vômitos e febre e pode causar desidratação em casos graves.

É comumente visto em crianças pequenas, mas ele pode afetar pessoas de todas as idades.

Existem dois tipos principais de rotavírus: Rotavírus A e Rotavírus B. O rotavírus A é o tipo mais comum, e é responsável pela maioria dos casos de rotavírus gastroenterite. 

A vacinação é a maneira mais eficaz de prevenir a infecção por rotavírus, e todas as crianças devem ser vacinadas de acordo com o cronograma recomendado. 

Boas práticas de higiene, como a lavagem das mãos, também são importantes na prevenção da disseminação do rotavírus.

A vacina contra o rotavírus está disponível na Maximune. Fale com a gente agora mesmo e agende seu horário horário!

O que são as Doenças Diarréicas Agudas (DDA)?

O que são as Doenças Diarréicas Agudas (DDA)

As Doenças Diarreicas Agudas se caracterizam por episódios em que há ocorrência de, no mínimo, três episódios de diarreia aguda em 24 horas. O rotavírus é um dos principais causadores de DDA.

O quadro é caracterizado pela diminuição da consistência das fezes e aumento do número de evacuações e também pode haver náusea, vômito, febre e dor abdominal.

Quando há presença de muco e sangue nas fezes, o quadro é conhecido como disenteria.

Rotavírus é contagioso?

Sim, o rotavírus é extremamente contagioso e a transmissão se dá de forma fecal-oral. 

O vírus é, então, eliminado nas fezes do paciente em grande quantidade, podendo contaminar água, nascentes ao redor e alimentos.

Outra forma de contaminação é através do contato com as mãos de uma pessoa contaminada e para as quais não houve a higienização correta.

O contato pessoa a pessoa também pode transmitir o vírus, assim como, o contato com secreções e objetos contaminados.

Quando a transmissão acontece de pessoa a pessoa é chamada de transmissão direta, já por meio de objeto, alimentos e outros, o modo de transmissão é indireto.

Conhecer as formas de contágio também é importante no entendimento do que é rotavírus.

- Qual o período de transmissão?

Os infectados começam a eliminar a doença pelas fezes a partir do segundo dia de infecção. No entanto, é a partir do  3º e 4º dia após o início dos sintomas que a excreção viral atinge o seu auge.

Depois que os sintomas passam, o vírus ainda pode ser eliminado nas fezes por cerca de 10 dias.

Já no caso de pessoas imunocomprometidas – isto é, que apresentam comprometimento do sistema imunológico por algum motivo – esse período de transmissão nas fezes pode ser ainda maior, se estendendo por até 30 dias.

Além de entender o que é rotavírus, vale ressaltar ainda que o período de incubação do vírus é de dois dias. O período de incubação é o intervalo de tempo entre a contaminação pelo vírus e o início dos sintomas.

Quais são os sintomas do rotavírus?

Em crianças com idade que vai de seis meses a dois anos, os sintomas são mais intensos e aparecem, principalmente, em forma de:

  •  quadro abrupto de vômito que geralmente se inicia antes da diarreia;
  • diarreia intensa com aspecto aquoso, gorduroso e explosivo;
  • presença de febre alta, acima de 39ºC;
  • dor de estômago.

A febre não aparece em todos os casos, mas está presente em cerca de um terço das crianças que adquirem o rotavírus.

O aparecimento desses sintomas pode levar à desidratação e distúrbios hidro-eletrolíticos com acidose metabólica. Outros sintomas que podem aparecer são coriza, mal-estar e tosse.

Entender o que é rotavírus e sintomas relacionados pode evitar as causas mais graves da doença.

Os adultos, por outro lado, podem apresentar sintomas mais brandos ou mesmo serem assintomáticos.

Complicações

A principal complicação do rotavírus é a desidratação grave. Isso porque se não corrigida, ela pode levar o paciente a desenvolver complicações mais graves e até a morte.

Nas doenças diarreicas agudas, é preciso estar atento aos seguintes sinais, de acordo com o Ministério da Saúde:

  •  piora da diarreia;
  • vômitos repetidos;
  • sede em excesso;
  • sangue nas fezes;
  • diminuição da urina;
  • recusa de alimentos.

Quem pode pegar rotavírus?

Quem pode pegar rotavírus

Pessoas de todas as idades podem contrair o vírus, mas a maior incidência da doença de forma sintomática ocorre em crianças entre 3 meses a 2 anos de idade e é o público para quem oferece maior risco.

Curiosamente, a doença não costuma atingir recém-nascidos com até três meses, mesmo eles tendo o sistema imunológico em formação. Você sabe por que isso acontece?

A causa é que os recém-nascidos possuem anticorpos que foram transferidos pela mãe e os protegem da forma grave da infecção e também devido à amamentação.

Já as crianças de dois a cinco anos também podem ser afetadas, mas de forma menos comum. 

Nessa idade e também em adultos, a incidência está relacionada principalmente a surtos da doença ou a viajantes que vão para áreas endêmicas.

Além disso, o grupo de maior risco é aquele que fica mais exposto ao vírus, como os indivíduos que trabalham em locais fechados como creches, escolas e hospitais, crianças hospitalizadas, dentre outros. 

Agora que você já sabe o que é rotavírus, confira também como funciona o tratamento da infecção.

Como é o tratamento?

Como a doença é autolimitada e não possui cura, o tratamento do rotavírus consiste basicamente na reposição de líquidos e minerais perdidos durante a doença para prevenir a desidratação.

Além disso, o paciente deve seguir uma alimentação adequada, preferencialmente, de acordo com recomendação médica.
Em casos mais leves, a hidratação pode ser feita em casa com soro caseiro, que pode ser um ótimo aliado na doença.

Entretanto, em casos graves pode ser necessária a hidratação por fluidos endovenosos, isto é, a hidratação parenteral que consiste na infusão contínua de soro.

Mas isso vai depender do estado de hidratação do paciente e da gravidade do caso.

Qual o melhor remédio para rotavírus?

Não há remédios indicados para o tratamento de rotavírus. Afinal, como vimos a doença é autolimitada.

Após a contração do vírus, o melhor a se fazer é tomar muito líquido para se hidratar e prevenir a desidratação, além de esperar a resolução dos sintomas.

Não se deve utilizar antimicrobianos nem antidiarreicos contra a infecção. Esse conhecimento é importante e faz parte do entendimento sobre o que é o rotavírus, evitando complicações.

O que é a vacina rotavírus?

A vacina de rotavírus protege contra a doença diarréica causada pelas principais cepas do vírus causadores e ela está presente no calendário de vacinação infantil.

Afinal, não adianta saber o que é rotavírus se não houver o conhecimento sobre o que é a vacina do rotavírus e como ela funciona, não é verdade?

Existem dois tipos de vacina contra o rotavírus:

  • Vacina oral monovalente (VRH1) – protege contra um tipo de rotavírus vivo, mas enfraquecido em laboratório para não causar a doença, mas gerar o reconhecimento do sistema imunológico. O esquema padrão da vacina é duas doses aos 2 e 4 meses de idade.
  • Vacina oral atenuada pentavalente (VRH5) –  protege contra cinco tipos de rotavírus vivos enfraquecidos. Esquema padrão de três doses aos 2, 4 e 6 meses de idade.

O imunizante é indicado para bebês de seis semanas a oito meses de idade, sendo que  a primeira dose deve ser obrigatoriamente aplicada até a idade de 3 meses e 15 dias, e a última dose até os 7 meses e 29 dias.

A VRH1 é oferecida pelo Sistema Nacional de Imunizações (PNI) de forma gratuita nas Unidades Básicas de Saúde para crianças de dois a oito meses de vida.

Já a VRH5 é encontrada apenas nos serviços privados de imunização para crianças a partir de 6 semanas a 8 meses de idade.

Vale lembrar que a vacina é contraindicada para crianças que estão fora da faixa de idade indicada. Ela também é contraindicada para bebês com deficiências imunológicas, alergias graves provocadas por algum componente da vacina e com doença ao aparelho gastrointestinal.

Leia também: Vacinas importantes: lista completa de acordo com as idades

Como se prevenir contra o rotavírus?

Como vimos anteriormente, a melhor e mais eficaz forma de prevenção do rotavírus é a vacinação. No entanto, além do imunizante, também são recomendadas boas práticas de higiene.

Agora que você já sabe mais sobre o que é rotavírus, saiba também como se proteger dele.

O Ministério da Saúde recomenda:

  • Lavar muito bem as mãos antes e depois de usar o banheiro, trocar fraldas, manipular/preparar os alimentos, amamentar, tocar em animais;
  • Lavar as superfícies e, utensílios que forem ser utilizados na preparação de alimentos;
  • Guardar alimentos em recipientes fechados e sempre protegê-los contra insetos e animais de estimação;
  • Para quem não possui água encanada ou mesmo para quem possui e precisa armazená-la em recipientes, recomenda-se guardar a água tratada em vasilhas limpas e de boca estreita. Dessa forma, evita-se a recontaminação;
  • Não utilizar água de riachos e rios e nem de poços contaminados;
  • Manter o lixo sempre com tampa e, quando não houver coleta de lixo, este deve ser enterrado;
  • Recomenda-se a utilização da privada sempre que possível, mas quando não for possível, enterrar as fezes longe de cursos de água;
  • Evitar o desmame precoce, pois o leite materno protege o organismo dos bebês contra diversas doenças e aumenta a resistência dos pequenos.
Como se prevenir contra o rotavírus

Onde vacinar o meu filho contra o rotavírus?

Você já sabe o que é rotavírus, certo? Então, agora confira onde vaciná-lo!

Você pode optar pela vacina gratuita nas unidades de saúde próximas. No entanto, sempre que possível, recomenda-se a vacinação com a VRH5 nas clínicas privadas de saúde, já que ela protege contra mais cepas do vírus.

A Maximune disponibiliza a vacina oral contra o rotavírus pentavalente e você pode entrar em contato conosco para fazer o agendamento a qualquer momento.

Somos uma clínica especializada em vacinação, triagem neonatal e em exames laboratoriais de crianças até cinco anos e gestantes.

Visando o bem-estar do seu filho, a Maximune possui salas temáticas e utiliza técnicas e aparelhos modernos para diminuir o desconforto dos pequenos durante a vacinação.

Se preferir, você também pode realizar o agendamento da sua vacina em casa e nós vamos até você, levando conosco toda a segurança e seguindo todos os protocolos de saúde.

Adquira agora mesmo a vacina pentavalente contra rotavírus e proteja o seu filho da diarreia e gastroenterite!

Conclusão: o que é rotavírus

Agora que você já sabe o que é rotavírus e como se proteger dele, fica mais fácil evitar o contágio do seu filho e aumentar a proteção da sua família contra o agente infeccioso.

O vírus pode contaminar pessoas de qualquer idade, mas é muito mais comum em crianças pequenas, sendo inclusive uma causa de morte por desidratação.

Esse é o maior perigo da doença, já que o vírus causa diarreia em grande intensidade nos casos mais graves e também vômitos.

Por isso, é recomendado que haja prevenção contra a doença por meio da vacinação e também por meio de boas práticas de saúde.

E aí, conseguiu entender o que é o rotavírus e como proteger seu filho dessa infecção? Para mais conteúdos como este, acompanhe o blog da Maximune!

Fale com a Maximune