VAXNEUVANCE®: Nova vacina contra doença pneumocócica
VAXNEUVANCE® é um imunizante indicado para bebês, crianças e adolescentes na faixa etária de 6 semanas a 17 anos de idade (anterior ao aniversário de 18 anos) visando a prevenção de pneumonia e de otite média aguda. Em relação aos adultos com 18 anos de idade ou mais, a imunização ativa também serve para a prevenção de pneumonia causadas por 15 sorotipos de Streptococcus pneumoniae.Doenças Pneumocócicas
As doenças pneumocócicas são infecções causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, também conhecida como pneumococo. Essas infecções podem afetar várias partes do corpo, incluindo os pulmões, ou seja, o sistema respiratório, mas também podem envolver outros órgãos e sistemas. Algumas das principais doenças pneumocócicas incluem:- Pneumonia: A pneumonia pneumocócica é uma infecção dos pulmões. Os sintomas incluem febre, tosse, dificuldade para respirar e dor no peito. ● Otite média: A otite média pneumocócica é uma infecção do ouvido médio, que é mais comum em crianças. Ela pode causar dor de ouvido, febre e irritabilidade.
Vantagens da VAXNEUVANCE®
Pesquisas científicas criteriosas efetuadas com a vacina pneumocócica 15-valente comprovaram que esta vacina tem uma resposta de anticorpos mais elevada para o sorotipo 3, em comparação à resposta conferida pela vacina pneumocócica 13-valente. É importante frisar que o sorotipo 3 do pneumococo é responsável por causar pneumonia necrotizante. A pneumonia necrotizante é uma forma grave de pneumonia, uma infecção pulmonar. É caracterizada por áreas de morte do tecido pulmonar (necrose), inflamação e a formação de cavidades cheias de pus nos pulmões. Esta condição é potencialmente fatal e requer tratamento médico urgente.Contraindicações da VAXNEUVANCE®
VAXNEUVANCE® é contraindicada para indivíduos com história de reação alérgica grave (como anafilaxia) ou hipersensibilidade a qualquer componente da vacina ou a qualquer vacina contendo toxoide diftérico.Quantas doses devo tomar?
- Bebês prematuros (<37 semanas de gestação): devem receber um esquema de 4 doses.
- Bebês de 7 a 11 meses de idade: três doses, sendo as duas primeiras doses administradas em um intervalo acima de 4 semanas. A terceira dose é administrada após 12 meses de idade, separada da segunda dose por pelo menos 2 meses.
- Crianças de 12 a 23 meses de idade: duas doses, com um intervalo de 2 meses entre as doses.
- Crianças e adolescentes de 2 a 17 anos de idade: uma dose única. Clínica Maximune