Vacinas de 2 meses, quais são? SUS X PARTICULAR

Compartilhe esse post

No Brasil, o calendário de vacinação para bebês de 2 meses inclui várias vacinas importantes para proteger a saúde e prevenir doenças. As vacinas recomendadas nessa idade são geralmente administradas em uma única visita ao pediatra. Aqui estão as vacinas comuns para bebês de 2 meses no Brasil:
  • Vacina Pentavalente: Essa vacina protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenzae tipo b.
  • Vacina Inativada Poliomielite (VIP): Protege contra a poliomielite causada pelos vírus da poliomielite tipos 1, 2 e 3.
  • Vacina Pneumocócica Conjugada 10-valente: Protege contra doenças causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, como pneumonia, meningite e otite.
  • Vacina Rotavírus Humano: É administrada por via oral para prevenir a infecção pelo rotavírus, uma causa comum de gastroenterite grave em bebês.
Lembrando que essas são as vacinas recomendadas no Brasil, mas é sempre importante consultar o pediatra do seu bebê para verificar o calendário de vacinação específico, pois podem ocorrer atualizações e ajustes nas recomendações. Além disso, o pediatra pode fornecer informações adicionais sobre outras vacinas opcionais que possam ser recomendadas para o seu bebê.

SUS X PARTICULAR

Seja no Sistema Único de Saúde ou na rede particular de saúde, todas as vacinas oferecidas precisam ser aprovadas pela Anvisa para ter a circulação liberada, logo todas são seguras e eficazes. Além disso, se houver algum motivo para o seu bebê não poder tomar determinada vacina, o seu pediatra provavelmente irá te explicar o porquê e sinalizar os cuidados necessários. A orientação médica também é primordial para entender as diferenças entre as vacinas.

PENTAVALENTE X HEXAVALENTE 

  • Vacina PENTA na rede pública de saúde brasileira:
Visa proteger contra cinco doenças, são elas: Difteria, Tétano, Coqueluche, Haemophilus Influenzae B e Hepatite B. É uma vacina administrada com uma pequena picada na perna direita do bebê. Este imunizante é produzido a partir da célula da bactéria Bordetella Pertussis (Coqueluche), por esta razão pode provocar algumas reações adversas bastante comuns, como febre alta e dor local.
  • Vacina HEXAVALENTE na rede particular de saúde:
Visa proteger contra seis doenças, são elas: Difteria, Tétano, Coqueluche, Haemophilus Influenzae B, Poliomielite 1, 2 e 3 Inativada, e Hepatite B. É uma vacina acelular, ou seja, auxilia na redução de reações adversas, tais como dor local e febre alta. Também é administrada com apenas uma picadinha na perna direita do bebê. 

PNEUMOCÓCICA 10 VALENTE (VPC10) X PNEUMOCÓCICA 13 VALENTE (VPC13)

  • Vacina PNEUMO 10 na rede pública de saúde:
Visa proteger contra dez sorogrupos bacterianos de pneumonia, ou seja, protege contra a maioria das doenças graves causadas pela doença pneumocócica (pneumonia, meningite) em crianças. A pneumocócica 10 valente é uma vacina administrada na perna esquerda no esquema de duas doses de vacina mais uma dose de reforço (02 + 01). As doses são administradas aos 2 meses de idade e aos 4 meses, e o reforço normalmente ocorre entre os 12 aos 15 meses de idade do bebê. 
  • Vacina PNEUMO 13 na rede particular de saúde:
Visa proteger contra doze subtipos bacterianos de pneumonia mais um tipo viral, também combate a otite média, um tipo de inflamação do ouvido. A vacina VPC13 previne cerca de 95% das doenças graves (pneumonia, meningite, otite) em crianças, causadas por 13 sorotipos de pneumococos. A vacina VPC13 é administrada no esquema de três doses e uma dose de reforço (03 doses + 01 reforço). Então, a vacina é administrada aos 2 meses, aos 4 meses e aos 6 meses, e a dose de reforço entre 12 aos 15 meses de idade do bebê. Esta vacina é administrada com uma picada na perna esquerda e confere algo próximo de cem por cento de imunidade para a criança.

ROTAVÍRUS MONOVALENTE (VRH1) X ROTAVÍRUS PENTAVALENTE (VRH5)

  • Vacina ROTAVÍRUS na rede pública de saúde:
Visa proteger contra um tipo de doença diarreica causada por rotavírus.  A vacina em questão é administrada no esquema de 2 doses, uma aos 2 meses e outra aos 4 meses, por via oral. 
  • Vacina ROTAVÍRUS na rede particular de saúde:
Visa proteger contra cinco tipos de doenças diarreicas causadas por rotavírus.  A vacina pentavalente é administrada no esquema de 3 doses, aos 2 meses, aos 4 meses e aos 6 meses, por via oral.  A idade máxima para começar a vacinação é de 3 meses e 15 dias. Após esse período, é importante se consultar com o seu pediatra e seguir suas recomendações. Ademais, é importante respeitar o intervalo mínimo de 30 dias entre as doses. Atente-se para a idade máxima permitida para a última dose, que é 7 meses e 29 dias. Após essa idade a vacina é contra indicada.  É recomendado iniciar e terminar a vacina com o mesmo produtor do imunizante.  Clínica Maximune Maximune é uma clínica especializada em vacinação, triagem neonatal e em exames laboratoriais de crianças e de gestantes. Nossos valores são firmados no atendimento humanizado e muito especial que toda família merece receber, por isso fomos a primeira clínica de vacinação a inovar no mercado em Belo Horizonte. Possuímos salas temáticas e utilizamos técnicas e aparelhos para diminuir o desconforto.  A solução para um atendimento com diminuição de dor e sem traumas, você encontra aqui.  Além disso, nossas unidades possuem fluxos de atendimentos bem definidos para que a sua segurança seja mantida.  
Fale com a Maximune