No Brasil, o calendário de vacinação para bebês de 2 meses inclui várias vacinas importantes para proteger a saúde e prevenir doenças. As vacinas recomendadas nessa idade são geralmente administradas em uma única visita ao pediatra. Aqui estão as vacinas comuns para bebês de 2 meses no Brasil:
- Vacina Pentavalente: Essa vacina protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenzae tipo b.
- Vacina Inativada Poliomielite (VIP): Protege contra a poliomielite causada pelos vírus da poliomielite tipos 1, 2 e 3.
- Vacina Pneumocócica Conjugada 10-valente: Protege contra doenças causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, como pneumonia, meningite e otite.
- Vacina Rotavírus Humano: É administrada por via oral para prevenir a infecção pelo rotavírus, uma causa comum de gastroenterite grave em bebês.
SUS X PARTICULAR
Seja no Sistema Único de Saúde ou na rede particular de saúde, todas as vacinas oferecidas precisam ser aprovadas pela Anvisa para ter a circulação liberada, logo todas são seguras e eficazes. Além disso, se houver algum motivo para o seu bebê não poder tomar determinada vacina, o seu pediatra provavelmente irá te explicar o porquê e sinalizar os cuidados necessários. A orientação médica também é primordial para entender as diferenças entre as vacinas.PENTAVALENTE X HEXAVALENTE
- Vacina PENTA na rede pública de saúde brasileira:
- Vacina HEXAVALENTE na rede particular de saúde:
PNEUMOCÓCICA 10 VALENTE (VPC10) X PNEUMOCÓCICA 13 VALENTE (VPC13)
- Vacina PNEUMO 10 na rede pública de saúde:
- Vacina PNEUMO 13 na rede particular de saúde:
ROTAVÍRUS MONOVALENTE (VRH1) X ROTAVÍRUS PENTAVALENTE (VRH5)
- Vacina ROTAVÍRUS na rede pública de saúde:
- Vacina ROTAVÍRUS na rede particular de saúde: