Vacina Pneumocócica 23 (Pneumo 23) Em BH

Vacina Pneumo 23: indicação

– Para crianças acima de 2 anos, adolescentes e adultos que tenham algum problema de saúde que aumenta o risco para doença pneumocócica (diabetes, doenças cardíacas e respiratórias graves; sem baço ou com o funcionamento comprometido desse órgão; com problemas de imunidade, entre outras condições).

– Para pessoas a partir de 60 anos deve ser aplicada de rotina.

– Não é recomendada como rotina para crianças, adolescentes e adultos saudáveis.

Fique protegido também contra Meningite com a Vacina Meningocócica ACWY!

Para que serve a Vacina Pneumo 23?

Doenças causadas por 23 tipos de pneumococos.

Pneumo 23: quantas doses tomar?

Recomenda-se a combinação da VPP23 com a VPC13. Idealmente, deve-se iniciar o esquema com a aplicação de vacina pneumocócica conjugada (VPC10 ou VPC13) — veja as indicações de cada uma — e aplicar uma dose da VPP23 seis a 12 meses depois da dose da vacina conjugada, e outra cinco anos após a primeira dose de VPP23. Na maioria das vezes não se recomenda aplicar mais de duas doses de VPP23.

Local de aplicação da Vacina Pneumocócica 23

Recomenda-se a aplicação intramuscular no deltóide ou vasto lateral da coxa.

Contraindicações:

Crianças, adolescentes e adultos que apresentaram anafilaxia causada por algum componente ou dose anterior da vacina.

Vacina Pneumocócica: reações e efeitos adversos

As reações adversas mais frequentes, que ocorrem com mais de 10% dos vacinados, são: dor no local da aplicação (60,0%), inchaço ou endurecimento (20,3%); vermelhidão (em 16,4%); dor de cabeça (17,6%); cansaço (13,2%) e dor muscular (11,9%).

Reações locais mais intensas, com inchaço de todo braço, chegando até o cotovelo, hematoma e manchas vermelhas podem ocorrer em menos de 10% dos vacinados.

– Todas as reações adversas são mais frequentes após revacinação com períodos de tempo curtos. Acredita-se que estejam relacionadas com a presença de grande quantidade de anticorpos no organismo.

Cuidados antes, durante e após a vacinação com a Pneumo 23:

Não são necessários cuidados especiais antes da vacinação.

Em caso de febre, deve-se adiar a vacinação até que ocorra a melhora.

Compressas frias aliviam a reação no local da aplicação.

Qualquer sintoma grave e/ou inesperado após a vacinação deve ser notificado ao serviço que a realizou.

Sintomas de eventos adversos graves ou persistentes, que se prolongam por mais de 24 a 72 horas (dependendo do sintoma), devem ser investigados para verificação de outras causas.

Qual é a diferença entre a Pneumo 23 e as outras vacinas pneumocócicas?

Atualmente, existem duas principais vacinas pneumocócicas disponíveis: Pneumo 13 e Pneumo 23. 

A Vacina Pneumocócica 13 oferece proteção contra 13 sorotipos de pneumococos, sendo necessária tanto para crianças desde o primeiro ano de vida até adultos, principalmente os com idade superior a 50 anos.

Já a Vacina Pneumocócica 23, como o nome indica, possui 23 sorotipos de proteção contra 90% dos principais patógenos que afetam a vida dos seres humanos. Ela auxilia, ainda, o combate a bactérias que causam pneumonia e infecções respiratórias, sendo indicada para crianças acima dos 2 anos de idade e adultos, em especial aqueles com idade acima de 50 anos.

O que difere as duas vacinas é a quantidade de sorotipos que cada uma protege. Ambas previnem as mesmas doenças, mas com cepas diferentes. Por esse motivo, a recomendação é que os dois imunizantes sejam aplicados.

Vacina Pneumo 23: quando tomar?

A Vacina Pneumocócica 23 protege contra uma variedade de doenças graves causadas pela bactéria pneumococo, como meningites, pneumonias e outras. Ela pode ser administrada em crianças a partir dos 2 anos de idade e adultos.

Devido à sua grande importância, a Vacina Pneumocócica 23 é indicada para pacientes com condições específicas, como doença pulmonar ou cardiovascular crônica grave, insuficiência renal crônica, infecção pelo vírus HIV, síndrome nefrótica, cirrose hepática, diabetes mellitus insulinodependente, entre outros.

Vacina Pneumocócica: qual é o preço?

Para saber qual o preço da Vacina Pneumocócica, entre em contato com a equipe da Maximune clicando aqui e aproveite para agendar seu atendimento para Vacina Pneumo 23 em BH!

Onde encontrar a vacina Pneumo 23 em BH?

Para se proteger contra doenças graves causadas pela bactéria pneumococo, como pneumonias, meningites e outras, você e sua família podem contar com a Maximune, uma clínica de vacinação em BH que oferece atendimento seguro com técnicas de diminuição de dor.

Somos referência em vacinação, triagem neonatal e exames laboratoriais de crianças (até 5 anos) e gestantes em toda a região metropolitana de Belo Horizonte.

Comprometidos com um atendimento humanizado, utilizamos técnicas e aparelhos para diminuir o desconforto e garantir uma experiência tranquila e sem traumas para toda sua família.

Por isso, se você ou sua família ainda não foram imunizados com a Vacina Pneumo 23 em BH, não deixem de visitar o quanto antes um de nossos endereços!

Fonte: https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis

Fale com a Maximune