Vacina Hepatite A+B

Indicação

A vacina para Hepatite A e B é indicada para crianças a partir dos 12 meses, adolescentes e adultos. É uma boa opção para pessoas que não foram vacinadas contra as duas hepatites.

Conheça também a Vacina ACWY e fique prevenido também contra Meningites!

O que previne

A vacina Hepatite A+B previne crianças, adolescentes e adultos contra infecções do fígado (hepatites) causadas pelos vírus da hepatite A e hepatite B.

Esquema de doses

Para crianças e adolescentes a partir de 1 ano e menores de 16: duas doses com intervalo de seis meses. Para adolescentes a partir dos 16 anos, adultos e idosos: três doses, sendo a segunda aplicada um mês após a primeira, e a terceira, cinco meses após a segunda.
Pessoas com indicação de dose dobrada da vacina hepatite B ou esquema de quatro doses devem receber complementação com a vacina hepatite B.

Local de aplicação

A vacina Hepatite A e B deve ser aplicada por via intramuscular profunda no braço, na região do músculo deltóide ou no vasto lateral da coxa em crianças. Em caso de tendência a sangramentos graves, como os hemofílicos, a administração pode ser por via subcutânea.

Contraindicações:

A vacina contra Hepatite A e B é contraindicada para pessoas que tiveram reação anafilática a algum componente da vacina ou a dose anterior.

Efeitos e eventos adversos:

Reações no local da aplicação da vacina para hepatite A e B, como vermelhidão e inchaço por mais de 24 horas e dor intensa, foram relatadas por 1,5% dos vacinados. Eventos gerais, como febre, dor de cabeça, mal-estar, cansaço, náusea e vômito, ocorrem com 0,3% a 10% dos vacinados. Não há relato de eventos adversos graves, mas podemos esperar o mesmo risco que existe para as vacinas isoladas hepatite A e hepatite B.

Cuidados antes, durante e após a vacina A+B:

Não são necessários cuidados especiais antes da vacinação.

Em caso de febre, deve-se adiar a vacinação até que ocorra a melhora.

Compressas frias aliviam a reação no local da aplicação.

Qualquer sintoma grave e/ou inesperado após a vacinação deve ser notificado ao serviço que a realizou.

Sintomas de eventos adversos graves ou persistentes, que se prolongam por mais de 24 a 72 horas (dependendo do sintoma), devem ser investigados para verificação de outras causas.

Esteja protegido, agende sua vacina HPV aqui na Maximune!

Porque tomar a Hepatite A+B?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 325 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com infecção crônica causada pelas hepatites B e C. Além disso, segundo dados do Ministério da Saúde, a cada ano, cerca de 1,4 milhão de mortes associadas às hepatites virais não tratadas ocorrem no mundo, seja por infecção aguda, câncer hepático ou cirrose.

Também é importante ressaltar que as pessoas infectadas pelo vírus da hepatite A o transmitem por muito tempo, e sua eliminação pelas fezes é responsável por contaminar objetos, água e alimentos, o que pode ocasionar na infecção de outras pessoas, como você.

Para se proteger contra as doenças causadas pelas hepatites virais, a vacina Hepatite A+B é uma ótima opção, sendo ainda mais indicada para quem não foi imunizado contra os dois tipos de hepatite.

Como funciona a Hepatite A+B?

A vacina Hepatite A+B é uma vacina inativada. Portanto, não tem como causar a doença após a aplicação.

Ela é composta pelo vírus inativado (morto) da hepatite A e da proteína de superfície do vírus da hepatite B. Em sua composição, também estão presentes: sais de alumínio, formaldeído, sulfato de neomicina, fenoxietanol, polissorbato 20, cloreto de sódio e água para injeção.

Qual a diferença entre Hepatite A e Hepatite B?

A Hepatite A é uma infecção no fígado altamente contagiosa, causada pelo vírus da hepatite A. Ela se espalha por alimentos ou água contaminados, ou pelo contato com uma pessoa infectada, e pode ter duração de um a dois meses.

Considerada mais branda por costumar ter evolução benigna, ela inclui sintomas como: fadiga, náuseas, dor abdominal, perda de apetite e febre baixa. No entanto, também existe a possibilidade da hepatite A evoluir para uma hepatite fulminante, podendo levar a um transplante de fígado ou ao óbito.

Já a hepatite B também é uma infecção grave do fígado, mas causada pelo vírus da hepatite B. Sua transmissão ocorre pela exposição a fluidos corporais infectados, seja por relações sexuais, transfusões de sangue ou contato com instrumentos perfurocortantes contaminados com sangue, como seringas, alicates de unha, agulhas (descartáveis ou não) etc.

Os sintomas da hepatite B variam e podem incluir: olhos amarelados, dor abdominal e urina escura. Algumas pessoas, principalmente as crianças, podem não apresentar sintomas. Nos casos crônicos da doença, em que ela não desaparece sozinha, é necessária medicação e até um transplante de fígado para evitar problemas como insuficiência hepática, câncer ou surgimento de feridas.

Onde tomar Vacina Hepatite A+B em BH?

Para se proteger contra infecções crônicas causadas pelos vírus das hepatites A e B, você e sua família podem contar com a Maximune, uma clínica de vacinação em BH que oferece atendimento seguro com técnicas de diminuição de dor.

Somos referência em vacinação, triagem neonatal e exames laboratoriais de crianças (até 5 anos) e gestantes em toda a região metropolitana de Belo Horizonte.

Comprometidos com um atendimento humanizado, utilizamos técnicas e aparelhos para diminuir o desconforto e garantir uma experiência tranquila e sem traumas para toda sua família.

Por isso, se você ou sua família ainda não foram imunizados com a vacina Hepatite A+B em BH, não deixem de visitar o quanto antes um de nossos endereços!

Fonte: https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis

Fale com a Maximune