Essa vacina está indicada para indivíduos de 4 a 60 anos.
A Qdenga® é uma vacina tetravalente que visa proteger contra os quatro sorotipos do vírus da dengue: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. O imunizante foi feito com o vírus vivo atenuado e interage com o sistema imunológico no intuito de ajudar a conter a propagação do vírus, neutralizar o vírus e facilitar a eliminação do vírus pelo sistema imunológico do indivíduo.
Duas doses com intervalo de três meses.
No braço por via subcutânea, ou seja, sob a pele.
Como toda vacina de vírus vivo, está contraindicada para gestantes e nutrizes (amamentando).
Imunodeficiências primárias ou adquirida, incluindo terapias.
Reação de hipersensibilidade a dose anterior.
Pessoas com infecção por HIV
As reações adversas mais frequentemente relatadas foram: dor de cabeça, dor no local da injeção, mal-estar e mialgia. As reações foram geralmente de gravidade leve a moderada e de curta duração (até três dias). O início foi tipicamente observado em até três dias após a vacinação, com exceção da febre, que surge dentro de 14 dias após a aplicação da vacina. As reações adversas sistêmicas tendem a ser menos frequentes após a segunda e a terceira doses. Reações adversas possíveis:
É sugerido avaliar com seu médico a indicação da vacina, já que em pessoas vacinadas não infectadas previamente foi observado um risco aumentado de hospitalização e dengue com sinal de alarme (saiba mais em efeitos e eventos aversos).
Adiar a vacinação em caso de doença febril aguda moderada a grave.
A vacinação de pessoas portadoras do vírus HIV deve ser avaliada por médico, que pode prescrevê-la se não houver comprometimento do sistema imunológico.
Em pacientes que receberam tratamento com doses elevadas de corticosteroides sistêmicos por duas semanas ou mais, é preciso adiar a vacinação até a função imunológica estar restaurada (no mínimo quatro semanas após a interrupção do tratamento).
As mulheres em idade fértil devem evitar engravidar por quatro semanas após vacinação.
Preferencialmente, não aplicar no mesmo momento em que outras vacinas são administradas.
Em ≥ 10% dos vacinados: cefaleia, mialgia, dor no local da injeção, mal-estar, fraqueza e febre.
Entre 1% e 10% dos vacinados: vermelhidão na pele, hematoma, inchaço e coceira no local da injeção.
Em menos de 1% dos vacinados: surgimento de gânglios (linfoadenopatia), tontura, enxaqueca, náuseas, erupção cutânea, urticária, dor articular, endurecimento no local da injeção, sintomas gripais.
OBS: a febre foi menos frequente nos indivíduos com mais de 18 anos de idade. Hematoma e coceira no local da injeção foram menos frequente indivíduos dos 9 aos 17 anos de idade.
De acordo com estudos preliminares, pessoas que não tiveram contato com o vírus antes de se vacinar (soronegativos para dengue) apresentam mais chances de hospitalização (cinco a cada 1.000 pessoas) e de desenvolver dengue com sinais clínicos de alarme graus 1 ou 2 (duas a cada 1.000). Entenda:
Grau I: febre acompanhada de sintomas inespecíficos, em que a única manifestação hemorrágica é a prova do laço positiva.
Grau II: além das manifestações do grau I, hemorragias espontâneas leves, como sangramento de pele, nariz e/ou da gengiva e outros).
OBS: A vacina não causa a doença.
Agende aqui na Maximune o seu horário para Vacina HPV em BH!
A vacina da dengue oferece proteção contra o vírus da dengue durante até 5 anos após a primeira dose, o que a torna ainda mais importante para a saúde pública de regiões endêmicas.
A aplicação da vacina para dengue é feita em três doses, de forma subcutânea, em pessoas que já sofreram exposição ao vírus, tendo manifestado sintomas da doença ou não.
A vacina da dengue possui a estrutura do vírus vacinal da febre amarela para ter mais estabilidade e segurança.
No entanto, não é a mesma vacina, pois diferente do vírus da febre amarela, que é único, o vírus da dengue possui 4 sorotipos , o que permite que alguém que já teve dengue possa ficar doente novamente.
Para evitar esse problema, a vacina da dengue é feita com vírus atenuados e protege contra os quatro sorotipos diferentes de dengue: DEN1, DEN2, DEN3 e DEN4.
Vale ressaltar que vacinas que utilizam vírus atenuados diminuem a periculosidade do vírus, garantindo que ele não cause a doença, mas seja capaz de gerar resposta imunológica no paciente.
Para se proteger contra os sintomas e riscos causados pelo vírus da dengue, você e sua família podem contar com a Maximune, uma clínica de vacinação em BH que oferece atendimento seguro com técnicas de diminuição de dor.
Somos referência em vacinação, triagem neonatal e exames laboratoriais de crianças (até 5 anos) e gestantes em toda a região metropolitana de Belo Horizonte.
Comprometidos com um atendimento humanizado, utilizamos técnicas e aparelhos para diminuir o desconforto e garantir uma experiência tranquila e sem traumas para toda sua família.
Por isso, se você ou sua família ainda não foram imunizados com a vacina da dengue em BH, não deixem de visitar o quanto antes um de nossos endereços!
Fonte: https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis
Primeira clínica com atendimento humanizado de Belo Horizonte. Deseja ter uma excelente experiência? Conte conosco.
Segunda a Sexta 8h às 19h
Sábado 8h às 15h.
Av. Raja Gabáglia, 1580 – Loja 01
Gutierrez, BH/MG
CEP 30380-090
Edifício Júlio Cruz
Estacionamento gratuito
dentro do prédio.
Segunda a Sexta 8h às 19h
Sábado 8h às 15h.
R. Lagoa da Prata, 1188
Salgado Filho, BH/MG
CEP 30550-000
Estacionamento gratuito.
Segunda a Sexta 8h às 18h
Sábado 8h às 15h.
Estacionamento gratuito.