Perdi meu cartão de vacina: saiba como proceder e recuperá-lo

Compartilhe esse post

Você é uma daquelas pessoas que dizem: “perdi meu cartão de vacina”? Se sim, é importante saber alguns detalhes de como proceder e o que fazer para recuperá-lo.

Isso porque, a carteira de vacinação é um item fundamental para comprovar quais vacinas foram administradas e quais ainda faltam tomar.

Afinal, sem dúvida, a vacina é considerada um dos avanços mais importantes da ciência, não só no Brasil como no mundo. 

Com ela, por exemplo, foi possível erradicar algumas doenças consideradas devastadoras, como a poliomielite (paralisia em crianças) e a varíola. 

Assim, com a vacinação, é possível criar uma proteção não só no indivíduo, mas também no ambiente que ele está inserido. 

Isso porque, ao vacinar, o indivíduo evita que certas doenças sejam disseminadas no seu local de trabalho, bem como no seu lar, promovendo, assim, segurança para a sua família.

Porém, o cartão de vacina precisa estar em dia. Quer saber mais sobre o assunto?

Então, continue conosco e boa leitura!

Qual é a função da carteira de vacinação?

“Ah, perdi meu cartão de vacina. E agora?” Calma, não se preocupe. Aqui, iremos te dar todas as informações sobre o assunto.

Porém, antes de aprofundarmos melhor o tema, é importante que se entenda a real função da carteira de vacinação, a qual é negligenciada por muitas pessoas.

Diante disso, a principal função da carteira de vacinação é registrar todas as doses vacinais que um indivíduo recebeu ao longo de sua vida.

Com a carteira em mãos, o processo de comprovação de vacinas se torna mais fácil e, assim, menos burocrático.

Importante ressaltar que a carteira de vacinação é oferecida gratuitamente pelo serviço responsável por efetuar a vacinação, seja privado ou público. 

Além disso, a legislação vigente estipula alguns dados que são de registro obrigatório no cartão, tais como:

  • número do lote da vacina;
  • data em que o imunizante foi aplicado;
  • assinatura de quem administrou a vacina.

Assim, manter a carteira de vacinação atualizada é uma forma de se cuidar, pois nenhuma dose considerada essencial deixará de ser aplicada.

Como funciona a carteira de vacinação?

A carteira de vacinação funciona como um repositório de dados e demais informações sobre, como já mencionado, as vacinas que um indivíduo tomou durante a vida toda.

Com essa informação registrada, o cidadão consegue vislumbrar as vacinas que já tomou e, diga-se de passagem, aquelas que ainda devem ser aplicadas.

Isso porque, é também na carteira de vacinação que as vacinas são “agendadas”. Assim, o indivíduo não corre o risco de perder o prazo para ser imunizado.

Essa ação serve, principalmente, para quando há a necessidade de realizar a imunização em mais de uma dose.

Logo, manter a carteira de vacinação atualizada, bem como guardá-la de forma adequada, é extremamente importante.

carteira-de-vacinação

Importância do cartão de vacinas

Ter o esquema vacinal em dia é um forte indicativo de que você está protegendo a sua família e as pessoas que estão à sua volta.

Isso porque, a vacinação também é um ato de amor! 

Porém, muitos acreditam que seja capaz de contrair a doença pela qual estão sendo imunizadas. No entanto, a vacinação não funciona dessa forma.

As vacinas podem, sim, gerar poucas reações adversas. Entretanto, os efeitos são bem menores quando comparamos às muitas vantagens que elas promovem à saúde da sua equipe.

É importante mencionar, inclusive, que o calendário de vacinação atende a necessidade por faixa etária. 

Afinal, foram feitos vários estudos para validar quais as vacinas são mais apropriadas para cada fase da vida.

Dessa forma, podemos perceber que manter a caderneta de vacinação sempre atualizada é uma forma de demonstrar carinho e respeito por quem está a sua volta.

E esse é um dos papéis de uma gestão eficiente: garantir que os colaboradores estejam protegidos e conscientes do seu papel enquanto cidadão.

Perdi meu cartão de vacinas: o que fazer?

Porém, caso você diga assim: “ah, perdi meu cartão de vacinas”, não se desespere! Existem algumas soluções para esse problema.

Inclusive, você pode emitir uma segunda vida ou acessar o aplicativo do Conecte SUS e ter acesso ao histórico completo de vacinação.

Além disso, caso você saiba em que lugar recebeu os imunizantes, pode ir diretamente lá e solicitar a um agente de saúde o registro dessas informações.

Porém, se não for possível por nenhum meio, será necessário realizar um novo esquema vacinal e começar a receber as doses do zero, sempre de acordo com o Ministério da Saúde.

Nos próximos tópicos você entenderá melhor essas questões e poderá sanar todas as suas dúvidas. Continue sua leitura!

Como saber se minha carteira de vacinação está atualizada?

Antes de qualquer coisa é importante saber que a vacinação, hoje, no Brasil, segue dois pilares, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm). 

Atualmente, a rede pública acaba atendendo apenas as pessoas que precisam tomar as vacinas básicas, as quais fazem parte do PNI.

Na rede privada, por outro lado, é possível encontrar vacinas mais exclusivas, bem como reforços de outras vacinas que não são encontradas na rede pública de saúde.

Porém, caso o cidadão siga quaisquer organizações, certamente estará com a sua carteira de vacinação atualizada.

Para saber mais, acesse o calendário vacinal que o Ministério da Saúde disponibiliza em seu sistema.

Carteira de vacinação: principais dúvidas

A seguir, confira as respostas para as dúvidas mais recorrentes no que diz respeito à carteira de vacinação. Acompanhe!

Preciso da carteirinha para tomar vacina?

“Perdi meu cartão de vacina. Será que posso tomar a dose?” Essa pode ser a dúvida de muitas pessoas.

Porém, o que poucos sabem é que a vacina é um direito de todos os cidadãos brasileiros. Inclusive, está na Constituição Federal de 1988.

Logo, a não apresentação do cartão de vacinação não pode ser taxado como um impeditivo para que o cidadão não possa ser vacinado.

No entanto, é ideal guardar e conservar em lugar apropriado o cartão de vacinação, inclusive para que você saiba qual vacina já tomou e qual ainda precisa tomar.

Porém, mesmo que você não esteja portando a carteirinha de vacinação no momento em que o imunizante for administrado, isso não o impedirá de receber a dose. Fique tranquilo!

importância-da-carteira-vacinal-atualizada

Como emitir 2ª via da carteira de vacinação Covid?

Não só para Covid-19, mas para todas as outras vacinas já tomadas, o cidadão consegue, sim, ter acesso ao seu histórico vacinal e, assim, saber quais tomou e quais ainda faltam.

Atualmente, existem duas formas de solicitar essa segunda vida: a primeira é indo a uma unidade de saúde – a mesma que recebeu a dose – e a segunda é on-line.

Presencialmente, você poderá conseguir o registro de informações sobre a vacinação com um profissional de saúde e solicitar segunda vida.

Porém, o que mais tem sido feito ultimamente é a emissão de forma digital por meio do aplicativo Conecte SUS.

Para acessá-lo, basta estar cadastrado no gov.br e acessar o site do Conecte SUS pelo desktop ou por meio do aplicativo Conecte SUS, disponível na Apple Store ou na Play Store.

Importante ressaltar que, como esse recurso foi lançado há pouco tempo, há a possibilidade de nem todas as vacinas ainda estarem disponíveis no aplicativo.

Nos serviços privados de saúde, por outro lado, a tecnologia já contribui nesse sentido para que se tenha o registro completo de imunizantes já recebidos.

Como conseguir um comprovante de vacinação?

O comprovante de vacinação pode ser retirado em todos os locais em que o serviço de vacinação é oferecido e pode ser retirado no momento em que a dose for recebida.

Caso o documento desejado seja mais específico e precise conter certas informações, ele poderá solicitar uma declaração no mesmo local em que recebeu o imunizante.

Para isso, basta procurar algum agente de saúde do local ou, caso seja em alguma clínica de vacinação, também é possível emitir esse comprovante, inclusive aqui, na Maximune.

Porém, vale ressaltar que a carteira de vacinação também serve como um comprovante oficial de vacinação, o qual pode ser usado em diferentes situações.

O que fazer se mudar de cidade?

“Perdi meu cartão de vacina e me mudei. Como proceder?”. Essa é uma dúvida bastante corriqueira e comum nos serviços de saúde.

Às vezes, muitas pessoas acabam se mudando da cidade em que nasceram e cresceram e precisam do comprovante de vacinação.

Neste cenário, em que há mudança de cidade e não o indivíduo não tem comprovante vacinal, o agente de saúde pode, certamente, realizar uma busca avançada e tentar identificar quais vacinas foram administradas em outros locais.

Porém, se não for possível realizar esse procedimento ou o registro não for encontrado, haverá, sim, a necessidade de recomeçar o esquema vacinal do zero.

Para isso, serão considerados alguns fatores como a idade do paciente e as vacinas indicadas para a sua respectiva idade.

carteira-de-vacinação-fora-do-país

A carteira de vacinação serve se eu sair do país?

Antes de responder essa dúvida é fundamental saber que cada país requer determinadas vacinas. Ou seja, a regra acaba sendo diferente de país para país.

Caso você vá sair do país, o ideal é conferir quais são as vacinas que o país de destino exige dos estrangeiros.

Vale ressaltar que existem países que requerem vacinas a mais para estrangeiros vindos de lugares com regiões em que há uma chance maior de desenvolvimento de certas doenças.

Além disso, caso a mudança de país seja definitiva, outras regras precisam ser levadas em consideração. Afinal, o indivíduo deverá seguir o que as regras sanitárias de lá preconizam.

Se eu não tiver minha carteirinha, preciso tomar todas as vacinas de novo?

Hoje em dia, o Brasil preconiza que a vacina seja feita na faixa etária correta e, para o Programa Nacional de Imunizações, apenas o indivíduo que pode comprovar sua situação é considerado um cidadão devidamente vacinado.

Porém, como já mencionado, existem algumas formas de reaver o histórico, principalmente por meio do aplicativo Conecte SUS.

Se, mesmo assim, não for possível comprovar, um novo esquema precisará ser realizado e as vacinas deverão ser tomadas como se nunca antes.

Importante lembrar que todas as vacinas administradas devem seguir as recomendações propostas pelo PNI e pelo Ministério da Saúde.

Assim, os imunizantes administrados serão apenas os que fazem parte da recomendação para sua faixa etária, especialmente. Logo, as vacinas destinadas a crianças não serão dadas.

O que é e para que serve o Conecte SUS? Como fazer o cadastro?

De forma geral, o Brasil é conhecido por suas campanhas de vacinação. Isso porque, a adesão dos brasileiros supera a de países desenvolvidos.

Atualmente, o Brasil possui um esquema vacinal que serve como modelo para diversos países, bem como outros sistemas de saúde pública, como do próprio Estados Unidos.

Porém, frente a tantas investidas para garantir a imunização à população, é comum surgirem dúvidas sobre como ter acesso às vacinas já tomadas, sobre a possibilidade de tomar a vacina sem a caderneta de vacinação etc.

Segundo o Ministério da Saúde é, sim, importante guardar a carteirinha de vacinação. Afinal, ela é um dos meios de comprovar que se está vacinado.

No entanto, para aqueles que perderam, é possível recuperar o registro ou receber novas doses das vacinas básicas do calendário, como já mencionado.

Agora, para saber quais vacinas foram administradas e não repetir a dose, basta acessar o Conecte SUS Cidadão.

Essa é uma ferramenta disponibilizada pelo Governo Federal responsável por integrar as informações de saúde do Brasil todo.

Por meio deste aplicativo, o cidadão será capaz de ter acesso a um histórico clínico detalhado de algumas informações, como:

  • medicamentos dispensados;
  • carteira Nacional de Vacinação Digital;
  • resultado de exames laboratoriais de Covid-19;
  • entre outros serviços ofertados pelo SUS.

Diante deste cenário, basta acessar o site do Conecte SUS ou baixar o aplicativo diretamente em um dispositivo móvel e aproveitar todos os recursos disponíveis.

acesso-digital-ao-registro-vacinal

Conclusão

Neste conteúdo, você que diz “perdi meu cartão de vacina” conseguiu ter uma luz no fim do túnel, não é mesmo?

Afinal, apresentamos várias soluções para que você consiga ter acesso ao seu registro vacinal, seja pessoalmente ou de forma digital.

Além disso, mostramos que a não apresentação da carteira de vacinação não pode ser um impeditivo na hora de receber o imunizante.

Isso porque, a vacina é um direito de todo cidadão brasileiro e, por isso, deve ser respeitado.

Aqui, na Maximune, você tem um atendimento personalizado e humanizado e, sem dúvida, todas as vacinas já recebidas aqui, ficam no registro pessoal de cada paciente.

Assim, é possível ter acesso, de forma rápida e tranquila, ao registro vacinal!

Entre em contato conosco e saiba mais sobre as soluções que temos para você!



Fale com a Maximune