Pentavalente

Indicação

  • A vacina pentavalente é um imunizante fundamental no calendário vacinal infantil, recomendada para proteger as crianças contra cinco doenças graves e potencialmente fatais: difteria, tétano, coqueluche (tosse comprida), hepatite B e infecções invasivas por Haemophilus influenzae tipo b (Hib), que pode causar meningite, pneumonia, epiglotite e outras complicações sérias.

    Essa vacina é administrada em três doses, geralmente aos 2, 4 e 6 meses de vida. A primeira dose é aplicada logo no início do ciclo de vacinação, com o intuito de proporcionar a proteção precoce às crianças, que ainda possuem um sistema imunológico em desenvolvimento. Ao completar o esquema de doses, a criança estará suficientemente protegida contra essas doenças para garantir um desenvolvimento mais seguro.

O que previne

DTPa-VIP-/HIb (penta): difteria, tétano, coqueluche, meningite por Haemophilus influenzae tipo b, poliomielite inativada.

Esquema de doses

Uma dose aos 4 meses de idade (caso a criança não nasceu nem prematura e nem baixo peso - menor ou igual a 33 semanas ou peso menor ou igual a 2 kg) e o reforço aos 15 meses.

Local de aplicação

Intramuscular

Contraindicações:

A vacina pentavalente é contraindicada para crianças com histórico de reação alérgica grave (anafilaxia) a qualquer componente da vacina, além de não ser recomendada em casos de doenças febris agudas ou imunodeficiências graves não controladas.

Efeitos e eventos adversos:

– Dor, vermelhidão ou inchaço no local da aplicação.

– Febre baixa (geralmente nos primeiros dias após a vacina).

– Irritação ou choro excessivo.

– Diarreia.

-Vômito.

-Falta de apetite.

– Urticária (erupções cutâneas com coceira).

– Reações alérgicas graves, como dificuldade para respirar (raras).ss

Cuidados antes, durante e após a vacinação:

– Não são necessários cuidados especiais antes da vacinação.

– Em caso de febre, deve-se adiar a vacinação até que ocorra a melhora.

– Compressas frias aliviam a reação no local da aplicação. Em casos mais intensos, pode-se usar medicação para dor, sob recomendação médica.

– Qualquer sintoma grave e/ou inesperado após a vacinação deve ser notificado ao serviço que a realizou.

– Sintomas de eventos adversos persistentes, que se prolongam por mais de 72 horas (dependendo do sintoma), devem ser investigados para verificação de outras causas.

Fonte: https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis

Fale com a Maximune