Pode tomar remédio antes da vacina? Tire essa e outras dúvidas

Compartilhe esse post

Saber se pode tomar remédio antes da vacina é sempre um motivo de grande questionamento para as pessoas.

Inclusive, graças a muitas desinformações sobre o tema, as pessoas têm ficado cada vez mais duvidosas com relação à segurança das vacinas.

Porém, é importante ressaltar que as vacinas são seguras e só podem ser liberadas após testes rigorosos de qualidade.

Quer saber mais e conferir se pode tomar remédio antes da vacina ou não? Então, continue conosco e boa leitura!

Pode tomar remédio antes da vacina? Entenda

Na hora de buscar informações sobre imunizações, uma das dúvidas principais é com relação a se pode tomar remédio antes da vacina ou não.

Essa é uma dúvida bastante genuína, pois é normal que algumas pessoas sintam algum desconforto ou algum sintoma proveniente da administração da vacina.

Dissemos algumas pessoas, porque o imunizante age nos organismos de forma bem distinta. Logo, uma pessoa pode ser sintomática e evoluir com febre, dores na região em que a vacina foi administrada etc.

Em contrapartida, outras pessoas podem não ter nenhum sintoma após receber a dose de qualquer vacina. 

Por conta disso, a dúvida se pode tomar remédio antes da vacina é legítima e requer atenção aos pequenos detalhes. Afinal, trata-se de um assunto de saúde pública.

Nos tópicos seguintes, você irá descobrir se pode tomar remédio antes da vacina, bem como outras especificações sobre esse assunto. Confira!

Quais medicamentos são proibidos antes da imunização

Segundo o Instituto Butantan, um centro de pesquisa que se dedica a estudos biológicos e que fica localizado na zona oeste de São Paulo, pode tomar remédio antes da vacina.

No entanto, nem todos são recomendados logo após a administração de um imunizante, seja ele qual for.

De acordo com centros de pesquisa, o uso de corticosteróides deve ser evitado após receber a dose de alguma vacina, principalmente se não houver prescrição médica.

Isso porque, essa é uma das poucas medicações que podem influenciar negativamente na resposta imunológica à vacina. 

A única ressalva sobre sua utilização diz respeito a quem faz uso dessa medicação de forma diária, justamente para tratar algum tipo de comorbidade. Nestes casos, o uso não deve ser interrompido.

medicamentos-liberados-antes-imunizacao

Quais medicamentos são liberados antes da imunização

Como já mencionamos, sim, na maioria das vezes, pode tomar remédio antes da vacina, seja ela qual for. 

Alguns analgésicos, os quais não dependem de prescrição médica para compra, podem ser usados porque eles não afetam a eficácia do imunizante, tais como:

  • paracetamol;
  • dipirona;
  • entre outros anti-inflamatórios não esteroidais.

Vale ressaltar que os medicamentos de uso contínuo não devem ser interrompidos, a não ser que seja orientação do médico que lhe acompanha.

Por conta disso, é fundamental ficar sempre em contato com o seu médico e tirar todas as suas principais dúvidas sobre o assunto. 

Afinal, nenhum tratamento deve ser interrompido sem que o médico saiba ou realize um novo planejamento de uma nova conduta terapêutica.

Quando não se pode tomar vacina?

De forma histórica, as vacinas foram criadas para garantir máxima proteção à sociedade e, além disso, promover a erradicação de certas doenças, como foi o caso da varíola.

Inclusive, uma vacina só pode ser liberada para consequente administração na população após passar por uma bateria rigorosa de testes. Esses testes irão comprovar a qualidade e eficácia da vacina. 

Por conta disso, o tempo médio de criação de uma vacina é de 10 anos, contando desde o projeto até a fase final de testes e sua respectiva aplicação na comunidade.

Porém, infelizmente, nem todos estão habilitados a tomar as vacinas. Isso porque, cada imunizante é desenvolvido com uma composição diferente.

Logo, algumas substâncias da vacina podem causar efeitos adversos e demais reações alérgicas em pessoas que já possuem essa predisposição.

Inclusive, algumas pessoas que possuem alergia ao leite ou ao ovo, por conta da produção vacinal, não podem receber doses de imunizantes que contenham esses ingredientes

remedio-para-gripe-antes-vacina

Em casos de gripe

Além da preocupação em saber se pode tomar remédio antes da vacina, uma outra dúvida surge: é possível tomar a vacina em casos de gripe?

E essa preocupação se torna ainda mais latente com a chegada do inverno ou quando as temperaturas despencam.

Afinal, os maiores e mais graves casos de gripe são notificados durante essa época do ano. O que não quer dizer, por outro lado, que no verão não seja possível ficar gripado.

Hoje, a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda que a vacina seja adiada quando o paciente estiver com sintomas de problemas respiratórios, como os provenientes da gripe.

Isso porque, o ideal é que a pessoa tome a vacina estando saudável para que, assim, o seu corpo produza uma resposta imunológica mais satisfatória contra as doenças-alvo.

Em casos de febre

Em casos de febre, assim como os sintomas relacionados a problemas respiratórios provocados pela gripe ou resfriado, a administração da vacina também não é indicada.

Nesses casos, inclusive, é importante saber que, sim, pode tomar remédio antes da vacina. Porém, é importante estar recuperado para que, então, a vacina tenha sua produção máxima de eficácia.

Além disso, a recomendação do Ministério da Saúde é que, caso o paciente tenha tido febre (acima dos 37,5ºC) nas últimas 24 horas, a vacina precisará ser adiada.

Afinal, caso você receba a dose da vacina estando com febre ou alguma doença aguda, pode ser que os sintomas sejam confundidos com os efeitos adversos do imunizante.

Pode tomar remédio antes da vacina da Covid?

Atualmente, mesmo em relação a vacina da Covid-19, não há uma contraindicação que seja unânime entre os profissionais da área da saúde.

De forma geral, as recomendações seguem a mesma para todas as vacinas, incluindo, neste cenário, a vacina de Covid-19.

Por conta disso, sim, pode tomar remédio antes da vacina da Covid. No entanto, a única recomendação é que se tenha cuidado – e se evite – os medicamentos corticosteróides.

Ou seja, caso não seja de uso contínuo e/ou não tenha vindo de uma prescrição médica, o seu uso não deve ter prosseguimento. 

Isso porque, como já mencionamos, o seu uso pode, sim, influenciar negativamente na eficácia e consequente resposta da vacina.

Principais dúvidas sobre medicamentos e vacinação: confira

Agora que você já sabe que, sim, pode tomar remédio antes da vacina, bem como conheceu alguns detalhes mais profundos sobre o assunto, chegou o momento de conhecer a resposta para algumas perguntas que são constantemente feitas.

Antes, porém, é importante ressaltar a importância da vacinação para a promoção da saúde na sociedade.

Isso porque, muitas desinformações acabam circulando na sociedade e em meios de comunicação que deveriam servir de apoio à população.

Porém, é importante salientar que as vacinas são recursos altamente seguros e sua administração deve ser realizada de forma bastante consciente. 

Isso porque, para que uma vacina seja, de fato, autorizada e liberada para administração na população, uma série de testes de qualidade precisam ser realizados.

Somente depois de anos da adequada confirmação de sua eficácia, elas são liberadas para o benefício da própria comunidade.

Não deixe se enganar: vacinas salvam vidas!

principais-duvidas-sobre-vacinas

Pode tomar dipirona antes de tomar a vacina Astrazeneca?

Antes de saber se pode tomar remédio antes da vacina, mais especificamente tomar dipirona antes da Astrazeneca é importante saber o que é esse medicamento.

A dipirona é um anti-inflamatório não esteroidal que possui ação antitérmica e analgésica. Sua utilização é voltada para aliviar quadros de:

  • dores musculares;
  • febres;
  • cólicas;
  • dores de cabeça;
  • entre outros sintomas.

A dipirona é um dos medicamentos isentos de prescrição (MIPs) e, por isso, é possível comprar em qualquer farmácia sem a necessidade da apresentação de uma receita médica.

Com relação à vacina da Astrazeneca, não há nenhuma contradição ao tomar a dipirona. Inclusive pode tomar remédio antes da vacina, sim. 

Afinal, a dipirona, por ser um anti-inflamatório não esteroidal, como já mencionado, não interfere na eficácia da vacina da Astrazeneca.

Quando a pessoa não pode tomar a vacina da Covid?

De forma geral, e como já mencionamos, não há na literatura uma unanimidade com relação a esse tópico, exceto se o paciente tiver algum histórico de reação alérgica a quaisquer componentes da fórmula da vacina.

No entanto, recomendações mais atuais apontam que a vacina contra a Covid-19 só deve ser aplicada caso o paciente esteja, de fato, saudável.

Assim, se o mesmo estiver apresentando quaisquer sintomas da Covid ou de qualquer outra doença aguda, a administração do imunizante não deve ser realizada.

Dessa forma, é recomendado que o paciente se restabeleça, trate os sintomas iniciais e, após isso, recebe a dose da vacina contra Covid-19.

Pode dar remédio de febre antes da vacina?

Sim, caso o paciente desenvolva quadros de febre antes ou após a vacina, a utilização de analgésicos e antitérmicos que agem contra a febre estão liberados.

No entanto, antes de tomar qualquer medicação, é fundamental consultar um médico. 

Isso porque, somente ele dará o aval certo e seguro para que você tome medicações que realmente irão resolver o problema, não mascará-los.

Quais as reações das vacinas?

Após a administração de vacinas, é comum que os pacientes relatem certas reações adversas provenientes dessa aplicação.

Geralmente, essas reações costumam aparecer poucas horas após a aplicação da vacina e permanecem por, mais ou menos, 3 dias no organismo.

Por conta disso, não é necessário se preocupar e realizar procedimentos mais específicos com relação aos efeitos adversos das vacinas.

Inclusive, como você percebeu ao longo deste conteúdo, sim, pode tomar remédio antes da vacina, mas após também eles podem ser administrados.

As reações mais relatadas pelos pacientes são:

  • dores no local da administração;
  • inchaço e vermelhidão;
  • dores musculares;
  • dores de cabeça;
  • febre leve a moderada;
  • sonolência;
  • mal-estar geral;
  • cansaço e fadiga;
  • vômito;
  • náuseas;
  • diarreia.

Esses sintomas podem ser tratados com medicamentos de uso rotineiro, como dipirona, paracetamol e correlatos.

No entanto, se outras reações mais graves surgirem, como inflamação nos vasos sanguíneos, é fundamental que se procure ajuda médica para investigar o que houve e, assim, iniciar um tratamento mais adequado.

Pode beber bebida alcoólica antes da vacina?

De certa forma, a ingestão de bebida alcoólica antes da vacina não irá interferir na resposta que se propõe com determinada vacina.

Isso porque, não existem estudos suficientes para comprovar se os eventos adversos após a vacina são influenciados positiva ou negativamente após ingerir bebida alcoólica.

No entanto, é importante mencionar que a ingestão contínua e abusiva do álcool (ingestão crônica) pode enfraquecer todo o organismo.

Inclusive, a resposta imunológica pode ficar comprometida quando se há um excesso na quantidade de bebida alcoólica ingerida. 

Dessa forma, haverá uma promoção no desenvolvimento de infecções generalizadas por todo o corpo. Logo, é importante se cuidar para prevenir esses quadros mais graves.

seguranca-vacinas

Conclusão

No conteúdo de hoje você aprendeu que sim, pode tomar remédio antes da vacina, seja ela qual for: febre amarela, Covid-19 etc.

No entanto, nem todos os medicamentos podem ser aplicados. 

Alguns, como os corticoesteróides, acabam influenciando para que não haja uma resposta satisfatória e esperada da vacina.

Além disso, você também aprendeu que, para que uma vacina alcance sua eficácia máxima, o paciente precisa estar com a saúde em dia.

Logo, caso esteja sentindo alguns sintomas, como febre, dores de cabeça, dores musculares, enjoos e sintomas da gripe, o recomendado é que a administração de qualquer vacina seja adiada até que haja a plena recuperação do paciente.

Lembre-se: as vacinas salvam vidas e promovem mais segurança para a população. No entanto, elas precisam ter procedência confiável, como as disponibilizadas na Maximune.

E aí, gostou de saber que você pode tomar remédio antes da vacina? 

Que tal aprofundar seus conhecimentos sobre o mundo vacinal aprendendo sobre quais são as vacinas para viajar. Boa leitura!

Fale com a Maximune