Campanha da gripe 2023: a importância de se vacinar

Compartilhe esse post

A campanha da gripe 2023 está prestes a iniciar, você sabia?

Logo, é de extrema importância que você entenda melhor sobre o assunto, justamente porque, desde 2016, os índices de população vacinada vêm se reduzindo significativamente.

Esse cenário, por vezes, é dado graças às desinformações divulgadas por pessoas ou canais mal intencionados.

Por conta disso, é fundamental aprender mais sobre o assunto e, assim, compartilhar informações que tenham procedência confirmada pelos órgãos competentes.

Quer saber mais sobre a campanha da gripe 2023, bem como a importância da vacinação para conter epidemias?

Então, continue conosco e boa leitura!

Qual a importância da vacina da gripe? Entenda

Uma reportagem divulgada no portal Correio Braziliense, mostrou que a gripe faz mais de 650 mil óbitos por ano por conta da falta de prevenção.

Para especialistas da área, esse dado está diretamente ligado às desinformações e demais influências das fake news, fazendo com que grupos de risco, por exemplo, evitem formas de prevenir a doença.

A vacina, por sua vez, é uma excelente alternativa para prevenir e reverter esse quadro. Porém, como mencionado, algumas pessoas ainda são bastante relutantes sobre o tema.

Inclusive, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cobertura vacinal no mundo todo está bem abaixo do proposto pelo órgão. 

A nível nacional, o Brasil também apresenta dados preocupantes. Isso porque, segundo o Ministério da Saúde (MS), o público-alvo não adere de forma adequada às campanhas de vacinação.

Dessa forma, não só as pessoas em grupo de risco, mas todos ao seu redor, família, profissionais da saúde etc. estão suscetíveis a uma maior exposição ao vírus da gripe.

Por conta disso, é fundamental que nós, enquanto cidadãos, venhamos “vestir a camisa” da campanha da gripe 2023, justamente para garantir uma maior prevenção para a sociedade.

Quem pode tomar a vacina da gripe?

Não só a campanha da gripe 2023, como também quaisquer campanhas de vacinação possuem um público-alvo para receber o imunizante.

No entanto, com relação à vacina da gripe, o Ministério da Saúde preconiza que seja administrada a vacina contra a gripe em toda a população, o que inclui crianças acima de 6 meses.

Abaixo, elencamos os principais grupos que são atendidos pela campanha da gripe 2023 e que, por conta disso, podem se beneficiar do imunizante. 

Confira!

  • Adultos (entre 55 e 59 anos);
  • Idosos (acima de 60 anos);
  • Gestantes;
  • Profissionais da saúde;
  • Professores;
  • População indígena;
  • Adolescentes que estejam em instituições socioeducativas;
  • Pessoas com baixa imunidade, como pacientes portadores de câncer e/ou AIDS;
  • Profissionais do sistema prisional e de transporte coletivo.

Dessa forma, os grupos acima dispostos são os principais quando o assunto é campanha da gripe 2023.

paciente-vacinado-na-campanha-da-gripe-2023

Afinal, eles estão mais expostos e, por conta disso, a probabilidade de que eles entrem em contato com o vírus causador da gripe é bem maior.

Vale ressaltar que, todos os anos, há uma atualização nessa lista, justamente por conta de novas doenças ou até mesmo da necessidade da população.

Assim, não é raro de perceber que novos grupos são adicionados rotineiramente a essa lista, principalmente quando o governo deseja alcançar um objetivo específico.

Porém, é importante também mencionar que existem, sim, algumas contraindicações para a administração da vacina da gripe. 

Ou seja, pessoas que, por exemplo, já tiveram alguma reação adversa alérgica grave a alguma dose que já tenha tomado ou que possua algum tipo de alergia ao látex ou ao ovo não devem tomar a vacina da gripe.

Quando houver dúvida, por sua vez, o médico de sua confiança deverá ser procurado, justamente para que todas as dúvidas sejam sanadas e você possa se beneficiar da campanha da gripe 2023.

Onde tomar a vacina da gripe 2023?

Atualmente, a vacina da gripe tem sido ofertada por toda a rede pública brasileira. Ou seja, sim, ela está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

Por outro lado, uma opção que tem conquistado muitos pacientes de forma crescente é a administração do imunizante em clínicas de vacinação.

Isso porque, é bastante comum, por ser gratuito, encontrar filas enormes nos centros de vacinação públicos, fazendo com que o indivíduo perca um dia inteiro.

Vale ressaltar que as clínicas de vacinação também conseguem abarcar um número maior de pessoas, pois são capazes de oferecer um quantitativo maior de vacinas do que na rede pública.

Inclusive, as técnicas aplicadas em uma clínica de vacinação, como a Maximune, são de última geração, fazendo com que esse momento seja o mais indolor possível.

Diante disso, vale a pena buscar mais informações sobre a campanha da gripe 2023 na rede particular, visto os vários benefícios que pode proporcionar.

Campanha da gripe 2023: saiba como funciona e o cronograma

Mais uma vitória! Recentemente, o Ministério da Saúde divulgou o cronograma do Programa Nacional de Vacinação para o ano de 2023.

Mesmo que, a princípio, a campanha da gripe não seja iniciada, é fundamental conhecer as ações que irão nortear as campanhas no ano de 2023.

Dessa forma, elas já iniciaram, ainda no mês de fevereiro, com doses de reforço contra a Covid-19, justamente para aquelas pessoas que possuem um risco aumentado de desenvolver as formas mais graves da doença.

Inclusive, visto a prioridade do Governo Federal que é aumentar a taxa de adesão às vacinas em 2023, uma campanha mais intensiva contra a gripe está prevista para abril.

O mês escolhido coincide com o objetivo de vacinar o maior número de pessoas antes de iniciar o inverno. 

Afinal, os maiores índices de gripe e o desenvolvimento de doenças respiratórias estão nessa época do ano, segundo reportagem da CNN Brasil.

maior-incidência-de-gripe-no-inverno

Segundo a atual ministra da Saúde, Nísia Trindade, o Brasil está “diante de um cenário de baixas coberturas. Foi atacada a confiança da nossa população nas nossas vacinas. É fundamental retomar a rotina de vacinação para evitarmos epidemias de doenças, inclusive, já controladas”.

Nos tópicos seguintes, confira o cronograma não só da campanha da gripe 2023, como também do Programa Nacional de Vacinação elaborado pelo Governo Federal.

Etapa 1 – a partir de fevereiro

A Etapa 1 diz respeito à vacinação contra Covid-19 (reforço com a vacina bivalente). Para essa etapa, esperam-se 52 milhões de brasileiros e o público-alvo desta etapa é são:

  • pessoas com maior risco de formas graves de Covid-19;
  • pessoas com mais de 60 anos;
  • gestantes e puérperas;
  • pacientes imunocomprometidos;
  • pessoas com deficiência;
  • pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILP);
  • povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas;
  • trabalhadores e trabalhadoras da saúde.

Etapa 2 – a partir de março

Na etapa 2, por sua vez, a qual será iniciada em março, haverá uma intensificação da vacinação contra a Covid-19.

Para essa etapa, toda a população com idade igual ou superior a 12 anos, é o público-alvo.

Etapa 3 – a partir de março

Ainda no mês de março, as estratégias para intensificar a vacinação contra a Covid-19 serão mantidas; agora, porém, voltadas para crianças e adolescentes, de 6 meses a 17 anos.

Inclusive, o Governo Federal deseja, nesta etapa, promover uma maior conscientização a nível escolar, da Educação Infantil ao Ensino Médio, com o objetivo de promover maior educação sobre o assunto, principalmente sobre a importância da Caderneta de Vacinação.

Saiba mais: Importância da vacinação: entenda por que é fundamental!

Etapa 4 – a partir de abril

Aqui, na etapa 4, iniciada em abril, é onde as ações da campanha da gripe 2023 irão começar. Isso porque, é a etapa programada para a vacinação de influenza.

O público-alvo para essa etapa são:

  • pessoas com mais de 60 anos;
  • adolescentes em medidas socioeducativas;
  • caminhoneiros e caminhoneiras;
  • crianças de 6 meses a 4 anos;
  • forças Armadas;
  • forças de Segurança e Salvamento;
  • gestantes e puérperas;
  • pessoas com deficiência;
  • pessoas com comorbidades;
  • população privada de liberdade;
  • povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas;
  • professoras e professores;
  • profissionais de transporte coletivo;
  • profissionais portuários;
  • profissionais do Sistema de Privação de Liberdade;
  • trabalhadoras e trabalhadores da saúde.

Etapa 5 – a partir de maio

Por último, mas não menos importante, temos a quinta etapa do Programa Nacional de Vacinação 2023.

Nesta etapa, as ações se concentrarão na multivacinação de poliomielite e sarampo nas escolas.

As estratégias dessa etapa visam, também, mobilizar toda a comunidade acadêmica, fazendo com que as atividades sejam amplamente difundidas, justamente para que haja uma melhor comunicação sobre o assunto entre escola, pais, alunos e comunidade.

cronograma-nacional-de-vacinação-2023

Baixa cobertura

O Brasil é considerado pioneiro no que diz respeito à vacinação. Não à toa, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) serve de modelo para campanhas no mundo inteiro.

No entanto, mesmo com toda a importância da vacinação, é fundamental que haja o cultivo de bons hábitos, sejam eles alimentares, a prática regular de exercícios físicos etc.

Afinal, essas atividades irão promover o maior fortalecimento do sistema imunológico, fazendo com que a resposta vacinal seja ainda mais eficaz.

Além disso, é importante mencionar que as vacinas possuem certas substâncias que são capazes de estimular o nosso organismo a produzir anticorpos com o objetivo de nos proteger contra várias doenças.

Inclusive, as vacinas são produzidas pelo próprio agente etiológico da doença, o qual é administrado no nosso corpo inativado ou enfraquecido.

Assim, mesmo que a doença não seja desenvolvida, os antígenos promoverão respostas imunológicas, ativando, assim, as células de defesa do nosso organismo.

Dessa forma, é essencial ressaltar a importância da vacinação por vários motivos, os quais vão além do fortalecimento do sistema imune. São eles:

  • redução da mortalidade, inclusive onde há focos endêmicos;
  • diminuição nos custos com medicamentos;
  • redução da quantidade de pessoas hospitalizadas;
  • possibilidade de erradicar doenças;
  • diminuição da quantidade de casos de doenças infecciosas na sociedade.

Porém, mesmo que o Brasil seja modelo nas campanhas de vacinação, desde 2016, ele vem apresentando um retrocesso nessa área.

Isso porque, não só a campanha da gripe, mas todas as coberturas vacinais, segundo informações do Governo Federal, estão menores do que o desejado.

Vacina da gripe na rede pública e particular: entenda as diferenças

A primeira coisa que você precisa saber sobre a campanha da gripe 2023 é que, sim, ela possui diferença entre a rede pública e a rede particular.

Afinal, no SUS, por mais que a vacina seja oferecida gratuitamente, o nível de proteção é diferente da vacina oferecida pela rede particular.

Para que você aprenda mais sobre o assunto, saiba que a vacina contra a gripe oferecida na rede pública é chamada de trivalente, pois é capaz de proteger contra três tipos de vírus causador da gripe.

Geralmente, são imunizantes que previnem a gripe contra os vírus H1N1, H3N2 e gripe B. Importante mencionar que esses vírus, por conta de sua alta virulência, são capazes de provocar epidemias conhecidas como sazonais.

Além disso, os sintomas podem ser confundidos com os sintomas manifestados por doenças provocadas por outros vírus, tais como:

  • tosse seca;
  • febre alta;
  • dor muscular;
  • dor de garganta;
  • dor de cabeça.

As vacinas contra a gripe aplicadas nas redes de vacinação, por sua vez, são as chamadas tetravalentes. 

Dessa forma, protegem contra quatro tipos de vírus, os quais são duas variações do vírus A e duas do vírus B.

Além disso, como mencionado anteriormente, na rede privada são utilizadas técnicas mais avançadas, justamente para que esse momento seja o mais indolor possível.

Na Maximune, clínica de vacinação em BH, por exemplo, você tem acesso a um atendimento de qualidade, com uma equipe altamente qualificada e pronta para te ajudar.

Inclusive, você pode acessar o nosso site agora mesmo e entrar em contato com um de nossos consultores e tirar todas as suas dúvidas sobre a campanha da gripe 2023 e como a Maximune pode te ajudar! 

paciente-sendo-imunizado-contra-a-gripe

Conclusão

No conteúdo de hoje, você aprendeu mais detalhadamente sobre a campanha da gripe 2023, bem como o cronograma da Campanha Nacional de Vacinação estipulada pelo Governo Federal.

Além disso, você foi possível entender um pouco mais sobre a importância da vacinação para evitar a disseminação desenfreada de doenças, como a gripe.

Afinal, essa é uma doença com uma alta virulência. Por isso, precisa ser prevenida por meio da administração do imunizante.

Acredite: vacinas salvam vidas! Busque informações em sites confiáveis e evite o compartilhamento de informações duvidosas.

Vamos fazer a nossa parte pela saúde brasileira! A Maximune apoia essa ideia.

Fale com a Maximune